"Nestas impressões sem nexo, nem desejo de nexo, narro indiferentemente a minha autobiografia em factos, a minha história sem vida. São as minhas confissões, e, se nelas nada digo, é que nada tenho que dizer." [livro do desassossego. fernando pessoa]

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

BRINC's ou BRIC's ??

BRIC

B rasil

R ússia

I ndia

C hina

"estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma
situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas
parecidas.Paises emergentes."


Mas o q caracteriza um país emergente???

Simples.

A quebra da D.I.T.
ahá
mas wtf is D.I.T. ?

Divisão Internacional do Trabalho:[segundo minha pesquisa no google]
A Divisão Internacional do Trabalho direciona uma especialização produtiva
global, já que cada país fica designado a produzir um determinado produto ou
partes do mesmo, dependendo dos incentivos oferecidos em cada país.


[segundo minhas anotações, provavelmente de alguma aula do ano passado]
países ricos: exportam bens insdustrializados.
países pobres: exportam matéria-prima.


Ou seja, ela prende os países na sua situação econômica, situação essa q foi imposta pela relação Colonizador/Colônia do século passado, ou até mesmo retrasado.

Então, países emergentes -como o Brasil- são os q estão conseguindo quebrar essa divisão.

Se libertar das imposições que foram feitas na época colonial.

Estão finalmente se tornando INDEPENDENTES.


Um exemplo de não-quebra do D.I.T., ou seja, sua manutenção : ÁFRICA.

:::

Seria legal se eu soubesse agora interpretar a crise mundial em curso com a situação dos paises emergentes e a D.I.T. mundial.

ééééé

Mas eu não quero fazer ninguem se sentir burro.

Vou guardar pra mim esssa parte.

;)