"Nestas impressões sem nexo, nem desejo de nexo, narro indiferentemente a minha autobiografia em factos, a minha história sem vida. São as minhas confissões, e, se nelas nada digo, é que nada tenho que dizer." [livro do desassossego. fernando pessoa]

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Uma vida que se desenvolva sem cessar

conheça André:

“Andre é formado de matéria, energia e consciência. Como a matéria não desaparece com sua morte, mas somente muda de forma, e como a energia não desaparece, mas somente se modifica, também a sua consciência não pode simplesmente desaparecer, mas deve apenas mudar a sua forma e o seu modo (ou plano) de atividade. Logo, André é imortal”

[ounão.]

:::

A PAPISA


“Papisa” – a Guardiã sagrada do livro da Revelação.
O “Mago” ousa – por isso está de pé. A “Papisa” sabe – por isso está assentada.

O segundo Arcano é o da reflexão sobre o ato puro do primeiro Arcano [*MAGO: arcano do ato puro da inteligência], até que ele se torne “Livro”.

*O ato puro, em si, é inatingível; somente a reflexão é que o torna perceptível, comparável e compreensível. Em outros termos, é graças à reflexão que tomamos consciência dele. A reflexão sobre o ato puro produz a sua representação interior, que será retida pela memória, a memória será a fonte do comunicável por meio da palavra, e a palavra comunicável será fixada por meio da escrita que produz “o livro”.*

:::

Mas ai estou eu lendo, lendo, lendo. Aprendendo, aprendendo.
e olho pra frente, vejo o lago e percebo q eu podia estar vivendo.
mas como assim vivendo? a palavra podia ser vivenciando tb?
hmmmm........
sempre foi notado por mim que pessoas solitarias são as que gostam da compania dos livros. ta, eu gosto da solidão. ela sempre me acompanhou.
mas
mas
hmm.......
ou eu q a persigo insistentemente?

:P
hahaha...
acho q qdo eu escrevo assim parece passar o q eu realmente penso sobre algo, mas nao se enganem. isso é o q eu realmenet penso sobre algo 'nesse exato momento'. jaja eu mudo de idéia. ;)

tchunz <3

[qdo vc vai casar comigo?]

4 comentários:

Ulysses disse...

a energia térmica do corpo se dissipa no meio após a morte .. a elétrica deixa de ser produzida .. sua consciência depende das faculdades mentais e pode falir ainda em vida .. pessoas com alzheimer, por exemplo, perdem a personalidade e continuam vivos, isso em falar na morte cerebral .. ou seja: andré é mortal.

mimimimi disse...

perceba q eu em momento algum me referi a 'personalidade'.. quem sabe isso possa ser interpretado como um sinonimo para 'consciencia'... nao sei..

A energia nunca se dissipa! NUNCA! isso aprendi da aula de fisica até, nem precisei de livros profundos de hermetismo, ela simplesmente se transforma.

mas essa historia de 'perda de personalidade', no exemplo q vc usou do alzheimer realmente me deixou curiosa... elas perdem somente a 'personalidade/consciencia' externa, ou seja, elas perdem a capacidade de expressar isso [é a minha opiniao]. o q vc acha sobre isso?

Ulysses disse...

um paciente de alzheimer (estágio avançado) se olha no espelho e pensa ser outra pessoa (dá "bom dia a si mesmo) .. começa esquecendo coisas bobas, as pessoas pensam que ele está caducando .. mas depois ele não reconhece os parentes, os próprios filhos, esquece o gosto das coisas, esquece da fome, do frio, do medo .. nos estágios iniciais eles até mantém a expressão do sentimento (ou seja: a emoção): são capazes de reproduzir a emoção (sorriso p. ex.) sem sentir a alegria ... uma pessoa que esquece quem é: que consciência pode ter de si? não tenho resposta para essa pergunta, mas especulo que seja nenhuma.

sim, uma das características da energia é justamente a possibilidade de ser transformada (energia elétrica em energia motora p.ex.) .. mas a energia se dissipa sim, de regra quando excede sua utilidade, ou seja, que é "perdida" durante o processo, justamente o que ocorre com o corpo humano quando deixa de funcionar.

be disse...

華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗夢想,
夢世界,