"Nestas impressões sem nexo, nem desejo de nexo, narro indiferentemente a minha autobiografia em factos, a minha história sem vida. São as minhas confissões, e, se nelas nada digo, é que nada tenho que dizer." [livro do desassossego. fernando pessoa]

sábado, 25 de abril de 2009

Ctónico

na mitologia grega
esse termo serve para se referir aos deuses q se 'opõe' aos do olimpo, ou seja,
os do mundo subterrâneo.


χθονιος khthonios

relativo a terra
terreno


:::

Divindades Ctónicas

* Gaia
* Réia (Cibele)
* Eumênedes (Erínias)
* Hécate
* Deméter
* Horas
* Graças
* Dioniso
* Perséfone
* Hespérides

:::

Hécate,em grego, significa "a distante" (embora alguns atribuam a origem do nome à palavra egípcia Hekat que significaria "Todo o poder".
Deusa Tríplice Lunar, vinculada ao lado sombrio da Lua, ao inconsciente feminino.
e queridinha das pinkwiccas

(=

[e ela me achou hj]

img by Stephane Mallarmé