"Nestas impressões sem nexo, nem desejo de nexo, narro indiferentemente a minha autobiografia em factos, a minha história sem vida. São as minhas confissões, e, se nelas nada digo, é que nada tenho que dizer." [livro do desassossego. fernando pessoa]

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

olha! um mapa!

No mapa acima podemos ver os locais de intervenção dos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial.
Temos ai então os países-alvo, as explosões mostrando onde realmente ouve ataque bélico e a seta indicando intervenções envolvendo assasinatos.
Esse mapa faz parte da obra "Killing Hope:U.S. Military and CIA intervention since World War II" do William Blum.

Ler a matéria onde achei esse mapa >>>>><<<<<< , me fez pensar na política internacional dos Estados Unidos hoje. E assim pesquisei um pouco e achei algumas resoluções feitas em 2010, entre elas: 

Guiding Principles[+]

President Obama has pursued national security policies that keep the American people safe, while turning the page on a decade of war and restoring American leadership abroad.[...]

The National Security Strategy

The National Security Strategy, released May 27, 2010, lays out a strategic approach for advancing American interests, including the security of the American people, a growing U.S. economy, support for our values, and an international order that can address 21st century challenges.


Coloca então defender a segurança nacional como o mais importante nesse setor, seguindo de uma afirmação de que querem virar a página depois de uma década de guerras e novamente colocando que a liderança mundial dos Estados Unidos deve ser alcançada.

Acho irônico que num mesmo parágrafo consigam negar a guerra uma vez e a justificarem duas vezes.

Outro aspecto interessante que notei, foi como "defender nossos valores" parece realmente muito importante, acho que esse seria um aspecto cultural forte dos Estados Unidos, não deixando claro nunca o que seriam esses "valores"; me parece algo muito ligado à religião e à uma elite conservadora que usaria dessa palavra pra defender aquilo que julga correto.


:::

Fiquei curiosa pra saber qual a política internacional oficial do Brasil. 
Vou ver isso ai e se for interessante eu posto alguma coisa ;)

Nenhum comentário: